Como cultivar folhagens

Aprenda a cuidar das suas folhagens da maneira certa

Para quem mora em local fechado, sem muita luz, elas são a solução para o paisagismo!
Cheias de charme, elas garantem a beleza do local, porém como qualquer tipo de planta, ela necessita alguns cuidados, até mesmo diferenciado dos cuidados com outras espécies e também precisam de atenção para que sobrevivam saudáveis e com boa aparência, principalmente se colocada nos lugares adequados.
Então vem com a gente para ver as dicas dos profissionais:

Rega

rega das folhagens

1 – A Rega: é a parte principal para que qualquer planta sobreviva bonita e forte. No caso das folhagens, precisam de rega constante, pelo menos 3x na semana para que se mantenha úmida, pois a terra não pode, de maneira alguma, ficar seca. Caso contrário ela sobreviverá somente 3 dias sem umidade na terra. Um outro porém muito importante é que a terra não fique nem seca, nem muito encharcada, pois assim você pode condenar a planta!

Para saber se a rega está sendo feita adequadamente é fazendo o teste do dedo no substrato. Coloque seu dedo dentro da terra para saber a temperatura e se ela esta adequadamente úmida ou molhada demais. Um sinal simples de que a terra está muito molhada é quando a haste da planta começa a ficar mole e amarelada, significando assim que a raiz já está condenada.

Poda

poda de folhagens

2 – Poda: Em segundo lugar na importância dos cuidados, a poda neste caso deve ser substituída pela retirada das folhas que ficarem amarelas e secas. Fique atento em folhas, por exemplo, da espécie de Renda Portuguesa, samambaias e avencas, pois estas espécies são as que mais precisam de atenção. Estas espécies gostam de meia-sombra ou ambiente total encoberto e, normalmente, crescem fixas em cascas de árvores ou em outros substratos que conservem umidade, mas que consigam drenar a água, por exemplo o xaxim.

Ambiente

ambientes

3 – Ambiente: precisa ser iluminado, porém jamais com luz direta do sol!

Vaso

ambiente fechado

4 – Vaso: algumas espécies de folhagens podem ser cultivadas em vasos, mas é preciso muita cautela com a escolha do recipiente. A raiz desse tipo de planta é bem fina e por isso é necessária uma terra muito fofa para o cultivo. Para isso, o substrato deve ter algum composto orgânico, que tenha sido feito com ferragem de madeira e outros complementos, como por exemplo, a mamona. É importante também que tenha uma boa textura e deem nutrientes para as plantas. A moda agora é o substrato de fibra de coco.

Adubo

adubo

5 – Adubo: deve ser dissolvido em água e pode ser encontrado em qualquer loja de jardinagem. Uma das características das folhagens é o fato de elas não darem nem frutos e nem flores, por isso, em relação ao adubo, duas vezes ao ano é mais do que o necessário. Neste caso, os paisagistas recomendam o uso de produtos para adubo naturais, um exemplo, os húmus de minhoca, além do produto. O conselho é usar o húmus a cada dois meses, 5 colheres em cada vaso.

Temperatura

samambaia

6 – Temperatura: a temperatura ideal garante o bom crescimento. No caso das folhagens, elas tem a necessidade de uma temperatura ambiente de 20º a 25º. Algumas não gostam de vento constante, como o caso da samambaia, que quando exposta a ventania acabam ficando com as folhagens danificadas e feias, devido a delicadeza da planta, portanto é mais seguro ela ser fixada num ambiente fechado, como a área de serviço e nunca na varanda. Elas têm que sentir que estão no seu habitat natural, como se estivessem na mata, por exemplo, onde é protegida do vento pelas árvores próximas.

Outros toques importantes:

  • Lembre-se que os cuidados com as folhagens devem ser diferenciados daqueles dispensados a outras plantas. Elas são mais resistentes e por isso, podem ser usadas tanto dentro de casa, como fora dela. Porém, como qualquer planta, o mínimo da luz do sol, elas precisam receber.
  • Segundo os paisagistas, as folhagens são mais resistentes que as outras plantas em qualquer aspecto, sendo capazes de suportar o frio, o calor e até mesmo a estiagem.
  • As folhagens são muito usadas em projetos paisagísticos quando se tem a ideia de baixa manutenção e se demonstram muito eficazes.
  • Elas se desenvolvem bem sob meia-sombra, mas podem suportar o sol forte, assim como ambientes com pouca luz, as mais fortes, podemos citar: rosas-de-pedra e agaves.
  • Normalmente, as folhagens são plantadas diretamente no solo, sem exigência de um preparo ou até mesmo enriquecimento da terra. Aliás, basta que a adubação seja feita uma única vez no ano e pronto, tudo resolvido. Lembrando que o adubo deve ser com matéria orgânica.
  • Se falarmos de um lugar ideal para plantar as folhagens, certamente o solo será arenoso e que tenha acima de tudo uma boa drenagem. Vale ressaltar que algumas folhagens se regeneram com grande facilidade. Para se ter uma ideia é possível recuperar uma planta cortando a parte ruim e no solo deixando a raiz, que volta a crescer saudável.

Fonte

Fotos: Google

Send comment

Newsletter

© Bamboo Garden - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por DCF2Brasil