O melhor vaso para cada espécie de planta

O melhor vaso para cada espécie de planta

Quando você vai escolher as plantas para decorar a sua casa, seja na parte interna ou na parte externa, considere também os vasos. Pode parecer que não tem nada a ver, mas na verdade, faz uma grande diferença quando conseguimos o vaso certo para espécie de planta que estamos cultivando. E mais ainda, esteticamente falando.

Não é tão fácil encontrar o vaso ideal para espécie de planta, isso porque a quantidade de modelos disponíveis atualmente no mercado para comprar é tanta, que ficamos na dúvida da escolha. Além do tipo de material, você encontrará diferenças de tamanho e acabamentos, entre outras coisas.

A primeira coisa que deve ser levada em consideração quando se procura um vaso não é a estética, como pode parecer, e sim, o tamanho da planta. Ou melhor, o quanto ela crescerá . Muitas espécies precisam de espaço para raiz e o caule.

Outra dica é não dispensar vasos de planta com materiais recicláveis, como garrafas plásticas ou pneus velhos. O que conta neste ponto é a criatividade.

Os paisagistas garantem que o material do vaso ou formato não tem nada para influenciar no crescimento da planta. O que conta mesmo é a rega feita como deve ser feita, a luz do sol que necessária e a boa terra na hora de plantar. Além de considerar qualquer tipo de particularidade que apresente a planta.

Se temos que destacar um fator importante em relação ao vaso unicamente, esse seria o controle da umidade do solo, se não for como deve pode fazer com que a raiz apodreça. A drenagem é sempre um ponto muito importante.

Para áreas externas

A parte externa tem suas vantagens e desvantagens para o cultivo de uma planta. Ao mesmo tempo que ela pode ter tudo que precisa, como luz solar e ar, ela também está sujeira a chuva, vento forte, muito calor, etc. Por isso, os paisagistas aconselham que sejam usados vasos dos seguintes materiais na parte externa da casa: madeira de boa qualidade, cerâmica, cimento ou fibra de vidro. Isso também garante que o objeto vai durar mais tempo.

Evite: metal, material plástico e madeira de baixa qualidade. São materiais que podem não suportar as mudanças climáticas.

Para áreas internas

Se plantas na parte interna da casa podem precisar de cuidados especiais, algumas espécies nem podem ficar em ambientes fechados, no caso dos vasos, o material não é um problema. Qualquer tipo de vaso pode ser usado e neste caso, você pode escolher com base na decoração.

Dentro de casa é imprescindível verificar se o tamanho do vaso está de acordo com o ambiente e com os outros objetos de decoração que ele estará dividindo espaço.

Escolhendo o melhor vaso

  • Em primeiro lugar observe quais são as necessidades da planta que será cultivada para escolher o tamanho do vaso.
  • Além da planta é importante levar em consideração onde ele ficará.
  • Lembre-se que os vasos precisam ter furos no fundo para drenagem.
  • Leve em consideração o equilíbrio entre planta e vaso, até porque esteticamente falando é necessário que este exista. Não dá para colocar uma planta pequena em um vaso grande e nem vice-versa.

Outros tipos de vasos

Podemos dizer que os vasos estão divididos em três grandes categorias, em relação ao material em que foram feitos:

  • Barro ou Cerâmica
  • Cimento ou Concreto
  • Vidro
  • Plástico

Os vasos de cimento ou concreto além de poder ser usado no jardim ou na varanda ou em qualquer outro ambiente externo, uma vez que é bem resistente, também pode ser usada na sala. Neste caso, a avaliação deve ser feita de acordo com o tipo de decoração que foi montada. Normalmente, eles fazem uma boa “parceria” com plantas de grande porte.

Os vasos de barro ou cerâmica são ótimas escolhas para plantas que “consumem” muita água. Porém, não é aconselhável comprá-los quando são pintados, a tinta faz com que a umidade fique retida fazendo mal a planta.

Os vasos de plástico são aqueles mais baratos e bem mais simples de manuseá-los, inclusive de levá-los de um lugar para outro com a planta já cultivada, porque mesmo com a terra dentro não ficam exageradamente pesados. Porém, por outro lado não são muito resistentes e nem sempre são bonitos para decoração. Se for para uma planta que vai ficar do lado de fora da casa é melhor evitá-los porque o material pode ser aquecido pelo sol prejudicando a raiz.

Os vasos de vidro acima de tudo são decorativos. São para serem usados exclusivamente dentro de casa e o melhor é usá-los com plantas mais fácies de serem cultivadas e que possa ser criado algum efeito, uma vez que a terra fica à mostra.

Send comment

Newsletter

© Bamboo Garden - Todos os direitos reservados - Desenvolvido por DCF2Brasil